O que é TMS?

O TMS é um software para gestores do setor de transporte, ele é responsável pelo controle e gerenciamento da administração em geral. Esse sistema direciona, de forma integrada, a distribuição do produto com programação automática do status da entrega para o cliente com rastreamento e agendamento de entregas. Essa ferramenta de logística também consegue identificar e medir os custos na cadeia de transporte, até mesmo o custo da gestão dos recursos humanos e materiais. 

Como funciona um TMS?

Um TMS eficiente deve controlar, acompanhar e mensurar resultados de toda e cada etapa do transporte. Somente por meio desse acompanhamento é possível evitar a ocorrência de problemas, como atrasos na entrega do frete ou mesmo o extravio durante o trajeto. Além disso, adotar um TMS também aumenta o controle e agilidade dos processos, pois é um sistema em tempo real.

Quais as vantagens de um TMS?

Além dos pontos já citados, adotar um TMS garante para a transportadora vantagem competitiva no mercado. Isso porque é um sistema que permite visualização e controle de todos os custos relacionados à gestão de transporte, desde a qualidade dos serviços realizados com definição de metas até ao aumento da agilidade da frota.

São diversos benefícios que essa solução proporciona. Confira:

  1. Proporciona mais controle sobre as operações;
  2. Aumenta a rentabilidade da transportadora;
  3. Permite analisar o desempenho do negócio através de relatórios;
  4. Facilita o monitoramento dos carregamentos;
  5. Aumenta o controle financeiro da empresa;
  6. Possibilita verificar o status da mercadoria em tempo real;

Quem deve usar TMS?

Tanto transportadoras, quanto empresas que fazem o próprio serviço de transporte ou embarcadores que terceirizam essa etapa podem se beneficiar do sistema de TMS. O software é programado para o número total de fretes ou de caminhões, sendo totalmente flexível e útil para qualquer tamanho de gerenciamento de risco de qualquer transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.